O Presidente da Câmara de Santo Amaro, Kleber Feião, convocou uma sessão extraordinária para o final da tarde desta quarta-feira (12) para votação de um Projeto de Lei que gerou polêmica no município.
O Projeto de Lei prevê a revogação da concessão de um terreno onde seria instalada a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). No lugar, de acordo com apoiadores da medida do Governo, seria instalada uma empresa para “gerar empregos para o município”.
A oposição alega que a instalação de uma empresa não pode invalidar a construção do campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), já que se deu “através de uma conquista árdua para Santo Amaro ter oportunidade de ter uma universidade federal”.
A polêmica remonta o mesmo cenário de pouco menos de 5 anos atrás, quando o Prefeito Flaviano Bonfim tentou instalar a empresa Orbi Química no local. O cantor Caetano Veloso gravou um vídeo, a época, pedindo para que a medida não se concretizasse, dado aos riscos químicos de uma fábrica a beira do Rio Subaé. A discussão ganha fôlego novamente após mais uma tentativa da medida.